Mundial de Natação – Primeiro Dia

by

Outro dia comento sobre a primeira semana do Mundial de Esportes Aquáticos. Os resultados no nado sincronizado, saltos ornamentais, pólo aquático e maratona aquática. Talvez no final quando fazer um saldo de tudo. Por enquanto vou fazer breves comentários sobre as provas do primeiro dia, que aconteceram neste domingo.

100m BORBOLETA FEMININO

Tinhamos duas brasieliras na prova: A finalista em Pequim Gabrielle Silva e Daynara de Paula. Mas nenhuma das duas tinham tempos muito bons este ano. Surpreendentemente as duas passaram para as semifinais, Daynara de Paula com o 14º melhor tempo e Gabrielle Silva com a última vaga, quase decepcionando.

Depois descobrimos que ela estava doente de manhã e nas semifinais cravou o sétimo melhor tempo, sendo a primeira brasileira a garantir vaga no individual neste mundial.

200m MEDLEY FEMININO

Joanna Maranhão conseguiu o primeiro recorde sul-americano do mundial, nas eliminatórias ao baixar de 2:14.13 conseguido em 10 de maio no Maria Lenk para 2:12.18 e se classificar para as semifinais com o 12º melhor tempo. A noite repetiu a classificação melhorando um pouquinho a marca com 2:12.12.

50m BORBOLETA MASCULINO

César Cielo possuia o recorde sul-americano desta prova (23.42 dia 8 de maio no Maria Lenk) mas prefiriu se poupar para o revezamento. Kaio Márcio de Almeida entrou com o 13º melhor tempo, mas marcou apenas o 20º com 23.60, muito abaixo de sua marca de 23.44 que seria suficiente pra classificá-lo. Primeiro brasileiro eliminado no mundial.

Já o venezuelano Albert Subirats conseguiu baixar o recorde sul-americano em 23.23 na 18º bateria. Na 20º Nicholas Santos foi lá e igualou a marca. Nas semifinais, Albert baixou desta vez o recorde americano que era de Ian Crocker no mundial de 2005 em Montreal (23.21), ao fazer 23.05. Nicholas se superou e garantiu o recorde americano com 23.00 se classificando para a final de amanhã com a terceira melhor marca. Chances de medalha, mesmo que inesperadas.

100m PEITO MASCULINO

Muita expectativa com o Henrique Barbosa, que estava classificado para o mundial com o terceiro melhor tempo. Mas nas semifinais ficou apenas com o sexto melhor tempo (59.49), longe do seu recorde sul-americano de 59.03. João Júnior passou longe das semifinais com 1:00.88, e terminou em 30º lugar.

Nas semifinais, decepção maior: Ele ficou em terceiro lugar na primeira bateria que foi muito fraca com 59.03. Na virada da segunda bateria, a eliminação parecia iminente, mas a sorte colou ao brasileiro que se classificou com o oitavo melhor tempo. Se bater o recorde porém, tem fortes chances de medalha.

4x100m LIVRE MASCULINO

O time brasileiro se classificou em 10º e mais importante, não foi lá nada bem em Pequim, quando terminou desclassificado e mesmo assim foi mal das pernas. Mas a chance de final existia. Foi porém a grande surpresa do dia.

Com César Cielo abrindo ao som de recorde americano com 47.39 (o sul-americano era dele com 47.60 no Maria Lenk e o continental era de Phelps na abertura do revezamento de PEquim com 47.51),  o time brasileiro conseguiu se superar e bateu o recorde da competição com 3:11.26.

Estados Unidos e da França estavam quase todos com times reservas, portanto eram favoritos ao ouro. Mas o Brasil tinha muitas chances de bronze. O que ninguém esperava era que a Rússia, que quase perdeu a última vaga pro Canadá fosse melhorar mais de 3 segundos, e inclusive roubar a prata da França. Metade dessa conquista se deveu a entrada da estrela Andrey Grechin, mas todos russos melhoraram sensivelmente, em especial Danila Izotov, quase um minuto, ao contrário do time brasileiro em que apenas César Cielo fez sua parte abrindo com novo recorde americano e segundo melhor tempo do mundo nos 100m livre com 47s09, apenas quatro centésimos do recorde mundial do australiano Eamon Sullivan (a marca de 46.89 de Alan Bernard foi invalidada pela FINA).

Infelizmente ficamos com o quarto lugar, mas já é um avanço e tanto daquilo que esperavamos. Mas claro que fica  o gostinho da derrota. Porém, saber que Cielo bateu na trave no recorde mundial é maravilhoso! O mundial tá só começando…

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: