Análise dos resultados Pré-Olimpíadas 2012 #1 – Basquete

by

BASQUETE
De 28 de julho a 12 de agosto
2 eventos (time masculino e feminino).
Atletas brasileiros classificados: 24 (12 no time masculino + 12 no time feminino). Participação brasileira na qualificação encerrada.

HISTÓRICO DO BRASIL NAS OLIMPÍADAS (8º lugar em diante):

O: -; P: 1; B: 4; 4L: 2; 5L: 3; 6L: 3; 7L: 2; 8L: –

Londres 1948 – Medalha de Bronze (masculino)
Helsinki 1952 – 6º lugar (masculino)
Melbourne 1956 – 6º lugar (masculino)
Roma 1960 – Medalha de Bronze (masculino)
Tóquio 1964 – Medalha de Bronze (masculino)
Cidade do México 1968 – 4º lugar (masculino)
Munique 1972 – 7º lugar (masculino)
Moscou 1980 – 5º lugar (masculino)
Seul 1988 – 5º lugar (masculino)
Barcelona 1992 – 5º lugar (masculino), 7º lugar (feminino)
Atlanta 1996 – Medalha de Prata (feminino), 6º lugar (masculino)
Sydney 2000 – Medalha de Bronze (feminino)
Atenas 2004 – 4º lugar (feminino)

1.1- MASCULINO

2008: O- EUA P- Espanha B- Argentina
2004: O- Argentina P- Itália B- EUA

 

TIMES PARTICIPANTES (por ranking da FIBA):

Estados Unidos (1), Espanha (2), Argentina (3), Austrália (9), China (10), França (12), Brasil (13), Tunísia (32), Reino Unido (43) + 3 times classificados no qualificatório mundial (as 3 melhores seleções são Grécia (4), Lituânia (5) e Rússia (9))

Dos países que foram as quartas de final do mundial, 3 já estão eliminadas (a vice Turquia, a semifinalista Sérvia e 8ª colocada Eslovênia). Outras 2 seleções disputarão o qualificatório mundial e são amplas favoritas para ficar com as 3 vagas remanescentes: Lituânia (bronze), Rússia (7º). Por enquanto dos times já garantidos, Brasil teve o quarto melhor desempenho no mundial, devendo ainda ser superado pelos países europeus.

O que isso representa de fato? Que o Brasil tem boas chances de ir para as quartas de final e dependendo tanto do sorteio e principalmente do desempenho ir mais longe. Grã-Bretanha é o time a ser batido por todos. Não existia como seleção até uns anos atrás quando visando justamente Londres 2012, os times da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte se juntaram para criar uma seleção competitiva, se não, perderiam a vaga destinada ao país sede.

Talvez pior, Tunísia terminou em último no mundial. Se os 2 times forem no mesmo grupo, já temos uma festa. China é outro país fácil de ser batido, apesar do bom desempenho em 2008, e Austrália o outro país não europeu é o time mais perigoso destas seleções que devem compor cada uma 2 das vagas no grupo. Óbvio que é possível uma campanha ruim, e uma derrota para a Austrália, por exemplo (que ficou em 10º no mundial) pode significar o fim da jornada olímpica na primeira fase.

No campo europeu a França tem um time um tanto ao nível do brasileiro, e seria ótimo termos eles como concorrentes de primeira fase. Vitórias contra Rússia e Espanha são difíceis de imaginar, mas possíveis num dia inspirado. Vimos mostrando que vitórias contra EUA (no mundial de 2010, perdemos por quase) e Argentina podem acontecer. Agora, uma semifinal já será muito mais do que o esperado. Medalhas realisticamente é improvável.

Após os resultados do Campeonato Mundial de 2010, na Turquia, as previsões olímpicas são essas:

Ouro: EUA
Prata: Lituânia – ainda na disputa por classificação (ou Argentina)
Bronze: Argentina (ou Espanha).

Brasil: 6º lugar (dependo dos times classificados podendo subir até o 4º)

1.2- FEMININO

2008: O- EUA P- Austrália B- Rússia
2004: O- EUA P- Austrália B- Rússia

TIMES PARTICIPANTES (por ranking da FIBA):

Estados Unidos (1), Austrália (2), Rússia (3), Brasil (6), China (7), Angola (27), Reino Unido (49) + 5 times classificados no qualificatório mundial (as 5 melhores seleções são República Tcheca (4), França (8), Coréia do Sul (9), Canadá (11) e Argentina (12)).

Para começar, vamos reescrever um pouco a história: Apesar do decepcionante 11º lugar, o time brasileiro também não foi péssimo. Perdeu um jogo no tempo extra (contra Coréia do Sul) e outro por um ponto (Letônia), todos de virada. Se ganhasse só um destes jogos ficaria em terceiro e enfrentaria a China nas quartas com boas chances de terminar as Olimpíadas em quarto lugar.

Mas não foi o que aconteceu. E tá cada vez mais difícil de retomar a trajetória de glórias e medalhas quase certas pras meninas do Brasil. Ano passado foi a vez de um decepcionante nono lugar no mundial, após uma derrota por 1 ponto para a Coréia do Sul, que custou a vaga nas quartas. Mas ao contrário de Pequim, pouca coisa mudaria provavelmente e a posição mais provável em que o Brasil terminaria seria o oitavo lugar.

EUA, Austrália e Rússia continuam num padrão acima de todas as seleções, e não contarão com as surpresas do último mundial, Espanha e Belarus, que não se classificaram. Jogando em casa, a vice República Tcheca também corre o risco de não carimbar o passaporte para Londres. As poucas e demográficas vagas olímpicas diminuem as chances de algo foram do padrão acontecer. Desde 1996, as campeãs são EUA, e as outras medalhas ficam entre Austrália (sempre vice desde 2000), Rússia (bronze em 2004 e 2008) e Brasil.

Temos que torcer para ficar num grupo fácil, com a Grã-Bretanha (mesmo problema da equipe masculina), e a representante africana, Angola, além de um time vindo do qualificatório para quem sabe arrancar um terceiro lugar do grupo e ter vida mais tranqüila pela frente. Infelizmente, me parece que uma vaga nas quartas é o máximo que podemos esperar objetivamente.

Após os resultados do Campeonato Mundial de 2010, na Turquia, as previsões olímpicas são essas:

Ouro: EUA
Prata: República Tcheca – ainda na disputa por classificação (ou Austrália)
Bronze: Austrália (ou França – ainda na disputa por classificação / ou Rússia).

Brasil: 7º lugar (dependo dos times classificados podendo subir até o 4º)

QUADRO DE MEDALHAS DO BASQUETE:

P PAÍS O P B T
1 EUA 2 0 0 2
2 Lituânia 0 1 0 1
República Tcheca 0 1 0 1
4 Argentina 0 0 1 1
Austrália 0 0 1 1

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: