Considerações sobre as chances do vôlei feminino na Copa do Mundo

by

Apesar de só termos perdido uma partida nessa Copa do Mundo, para os EUA, o time de vôlei feminino está longe de convencer. Além de ter perdido facilmente para as melhores do mundo, ainda tivemos a sorte de não encontrarmos as que hoje seriam as grandes favoritas para as Olimpíadas junto com as americanas na Copa do Mundo, a Rússia. Voltando ao torneio, tivemos uma única vitória convincente contra a Alemanha e atuações sofríveis contra Coréia do Sul, China e Sérvia. Vencemos os três jogos no quinto set e contra a Sérvia tivemos que virar a partida que se encontrava praticamente perdida. Contra a Coreia, foi um ponto perdido a toa, pois o time é muito mais fraco.

Então fiz o seguinte prognóstico: Peguei os sete melhores times, que estão nas primeiras colocações e ainda tem chances de classificação. Apesar do Japão ser o mais fraco indiscutivelmente desses aí ele ainda está jogando em casa o que pode facilitar contra um time psicologicamente mais fraco, como é o caso do Brasil. Considerei vitórias de 3 pontos (3×0 ou 3×1) contra República Dominicana, Argélia, Quênia, Argentina e Coréia do Sul. República Dominicana e Coréia até podem aprontar, mas isso seria zebra. Na primeira linha temos a pontuação atual, numero de vitórias e os cinco próximos adversários. Somei então 6 pontos para vitórias contra esses cinco países e pus a quantidade de jogos decisivos ainda (contra um dos outros sete grandes times). Ao final o que seria a classificação e considerações finais.

Lembrando ao fim que as três primeiras seleções garantem vaga olímpica e esse é o único objetivo brasileiro.

 

ITÁLIA (6v) 17 x brasil; servia, quenia, alemanha, eua

Quenia – 20 (7v) + 4 jogos decisivos

EUA (5v) 15 x argentina, argelia, china, italia, japao

argelia e argentina – 21 (7v) + 3 jogos decisivos (apesar de uma vitoria um tanto certa contra japao)

ALEMANHA (5v) 14 argelia; argentina, italia, japao, china

argelia, argentina – 20 (7v) + 3 jogos decisivos (Italia, Japao, China)

CHINA (4v) 13 servia, coreia, eua, quenia, alemanha

Coreia, Quenia – 19 (6v) + 3 jogos decisivos (Servia, EUA, Alemanha)

BRASIL (5v) 12 italia, japao, argentina, argelia, dominicana

Argentina, argelia, dominicana – 21 (8v) + 2 jogos decisivos (japao, italia)

SERVIA (3v) 11 china, italia, rep domincana, argetnina, argelia

domincana, argentina, argelia – 20 (6v) + 2 jogos decisivos, Argentina, Argelia

JAPAO (3c) 10 coreia, brasil, quenia, alemanha, eua

coreia, quenia – 16 (5v) + 3 jogos decisivos (brasil, alemanha, eua)

Classificação considerando vitórias de 3 pontos contra os outros 5 times, mais fracos.

1- EUA 21 + 3 jogos (incluindo Japão)

2- Brasil 21 + 2 jogos (incluindo Japão)

3- Itália 20 + 4 jogos

4- Alemanha 20 + 3 jogos (incluindo Japão)

5- Sérvia 20 + 2 jogos

6- China 19 + 3 jogos

7- Japão 16 + 3 jogos

Ou seja, considerando que Brasil não perde mais de um set para Argélia, Argentina e República Dominicana (se bem que não daria tudo isso como certo não, viu?), ao ganhar amanhã da Itália por 3 a 0 ou 3 a 1, subiria para 24 pontos (com mais 1 jogo), e deixaria a Itália com 20 e ainda tendo que enfrentar Sérvia, Alemanha e EUA. Teria que então ganhar da Sérvia e Alemanha para passar, o que acabaria também ajudando o Brasil.

A classificação portanto estaria praticamente garantida, ainda mais que o Japão é dos países com ainda chance o mais fraco tecnicamente apesar de estar jogando em casa e o Brasil estar longe de ser um time confiável atualmente. Amanhã, EUA, Alemanha e Japão tem encontros teoricamente tranquilos contra Argélia, República Dominicana e Coréia do Sul, apesar de que só apostaria num 3-0 fácil para as americanas. Torcemos pela República Dominciana par aembolar mais ainda! Qualquer ponto perdido dos 7 países acima contra os outros 5 países considerados fracos, deve ser descontado do total, e os pontos ganhos que os sete países ganham quando jogam entre si somados (e um jogo retirado dos restantes).

Amanhã China e Sérvia se enfrentam e uma derrota complica muito qualquer uma das seleções na briga pela vaga olímpica enquanto uma vitória por 3 a 1 ou 3 a 0 ajuda bastante ainda mais num campeonato tão equilibrado. Já o grande jogo da rodada será mesmo Brasil e Itália. Uma vitória da Itália praticamente garante a classificação delas, ainda que tem confrontos difíceis pela frente. Brasil precisa vencer, pois Alemanha e EUA ainda enfrentam Japão, que tem oferecido pouca dificuldade contra as seleções mais forte, mas como joga em casa pode dificultar.

Como Itália ainda enfrenta EUA e Alemanha, uma derrota do Brasil, deixaria essas seleções mais distantes ainda na liderança e teriamos que torcer por resultados bem improváveis e surpreendentes botaria essas seleções, e que Sérvia e China não ganhem momentum no final. Esta madrugada, meia noite de sexta para sábado, horário de Brasília, é tudo ou nada para as meninas do Zé Roberto.

Uma vitória no tie-break para o Brasil, que tem se especializado nisso, levaria o nosso time para 23 pontos, e botaria a Itália com 21. Considerando uma vitória de 3 pontos contra o Japão, iriamos para um máximo de 26 pontos. Assim EUA e Itália precisariam de 2 vitórias para passar e Alemanha, Sérvia e China 3 vitórias, o que pode acontecer: Pensemos em vitória da Itália contra EUA e Sérvia, dos EUA contra China e Japão e da Alemanha contra Japão, China e Itália . Alemanha iria para 29, EUA e Itália 27 e ficariamos no 26. Ficariamos numa situação tranquila, mas além de dependermos de vitórias até o quarto set nos últimos quatro jogos (o que é esperado), teriamos que ficar muito na torcida. E parece que nenhum dos times vai ser bobo o bastante para perder 2 sets contra equipes fracas.

É importante lembrarmos que ainda temos uma chance de conseguir a vaga depois, a partir do sul americano, aonde teriamos pouca concorrência contra a tradicional Peru, a representante em 2008 Venezuela e a ascendente Argentina. Mas a classificação de Alemanha e Itália, significa que mais vagas ficam em nome das europeias (pois ainda existe um pré-olímpico mundial que seleciona as 3 representantes finais). O que significa adversários mais fortes e infelizmente temos que nos preocupar com isso atualmente.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: