Djokovic garante número 1 até Roland Garros

by

As vitórias foram um tanto esperadas. O sérvio Novak Djokovic continua com sua mania de começar os jogos apáticos, mas a virada contra Tomas Berdych nunca esteve em dúvida. Já Gilles Simon jogou agressivo como não se via desde sua fase áurea em 2009 e teve 7 break points perdidos contra Rafael Nadal, mas o espanhol mesmo sacando mal conseguiu fechar em 2 sets um tanto tranquilos. Amanhã será a 31º edição do maior clássico da década, Rafael Nadal e Novak Djokovic. Em jogo a final de Monte Carlo e o fim de uma hegemonia de 7: Ou Nadal consegue o octacampeonato no saibro monegasco ou o sérvio consegue sua oitava vitória seguida diante de Nadal. Todas em finais.

Agora, sobre as estatísticas: Com a vitória nas semis, o sérvio garantiu a liderança no ranking até antes de Roland Garros. Mesmo que Nadal ganhe Monte Carlo, Barcelona, Madrid e Roma e o sérvio nem participe de Belgrado, Madrid e Roma, Nadal iria para 11.015 e Djokovic já tem garantidos 11.020 até o início do Grand Slam francês. Isso significa mais 6 semanas na liderança, e e somam com suas já 43 semanas consecutivas no topo do ranking, até essa semana empatado com Guga. O próximo número, de 58 de Jim Courier, na 11ª colocação é um pouco distante. Tem Roland Garros, Wimbledon e Olimpíadas no caminho. Outra marca próxima é a de 56 semanas no topo, que Nadal conseguiu em sua primeira fase como líder do circuito.

Ao ganhar amanhã, Djokovic também se garante como número 1 mesmo após Roland Garros. Digamos que Nadal defenda o título e o sérvio marque 0 pontos, Djokovic continuaria com 10.700 enquanto Nadal não somaria mais do que 10.615. Em Wimbledon a diferença precisa ser maior do que 1.600 pontos para que o topo do ranking não esteja em disputa. Isso sim parece mais difícil para Djokovic conseguir e por isso é fundamental que ele não perca o domínio nos masters de saibro.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: