Primeira semana brasileira, exclusiva de judô e natação

by

Brasil continua seguindo o seu roteiro das Olimpíadas: Uma primeira semana dedicada a medalhas para natação e judô. Em 2008 tinhamos levado 1 ouro e 1 bronze com o César Cielo e 3 bronzes no judô. Levamos os 3 bronzes, com Rafael Silva, Mayra Aguiar e Felipe Kitadai, além do quarto bronze do Cielo, agora nos 50m. Nesta edição, o ouro do Cielo foi suplementado pelo de Sarah Menezes e ainda tivemos uma medalha a mais, com o Thiago Pereira.

 

Neste domingo poderemos ter a terceira decepção seguida na ginástica, com Arthur Zanetti nas argolas, repetindo o roteiro de Daiane dos Santos e Diego Hypólito. No mesmo dia, Robert Scheidt e Bruno Prada definem a cor de sua medalha já conquistada Fabiana Murer.

 

Por enquanto a única medalha de 2008 não possível de ser repetida é a do futebol feminino, que perdeu hoje nas quartas, apesar do time feminino de vôlei não parecer nem de longe aquele que foi ouro e uma segunda medalha na vela soar muito improvável.

 

Uma semana atrás eu fazia uma previsão de 18 medalhas para o Brasil. Destas, quatro foram confirmadas, cinco caíram e três surpresas apareceram. Vou agora revisar um por um e ver como estamos. Comentários de provas ainda em andamento ou a acontecer em vermelho enquanto as já finalizadas em azul.

 

1 OURO

Vela (Star, Robert Scheidt & Bruno Prada)

Medalha confirmada, mas a dupla britânica está muito a frente. Parece mais provável uma prata, e é mais fácil um bronze do que um ouro

6 PRATAS

Atletismo – Salto com Vara (Fabiana Murer)

As eliminatórias são amanhã. Isinbayeva será sempre a favorita. Ninguém consegue pular o que ela consegue, então a torcida é para que ela esteja num mau dia. Entre as outras, temos Sillke Spiegelburg (ALE), Anna Rogowska (POL), Svetlana Feofanova (RUS), Holly Bleasdale (GBR), Martina Strutz (ALE), Yarisley Silva (CUB), Monika Pyrek (POL), Jennifer Suhr (EUA)  como principais adversárias de Murer

Ginástica Artística (Arthur Zanetti, argolas masculino)

Ele passou em segundo lugar, mas continua como o segundo melhor do mundo, atrás do chinês Yibing Chen. Mas o italiano Matteo Morandi e o russo Aleksandr Balandin ficaram na frente do brasileiro na classificação mostrando que uma medalha não está tão garantida também.

Vôlei de praia feminino

Juliana e Larissa já estão nas quartas e não devem ter problemas para passar por Goller e Ludwig. Kerry e Ross são as únicas fortes concorrentes no caminho de Maria e Talita nas quartas e Juliana e Larissa nas semis, mas nada a se temer. Podemos inclusive já pensar num ouro diante das antes tão temidas Walsh e May

Vôlei de praia masculino

Sem Gibb e Rosenthal, o caminho para o ouro de Alison e Emanuel parece cada vez mais tranquilo. Mas os poloneses Fijalek e Prudel, adversários de uma eventual quartas melhoraram muito durante a competição, assim como Gibb e Rosenthal ou os letões Plavins Smedins. Ainda assim, Alison e Emanuel continuam como favoritos ao ouro.

Judô (78kg feminino, Mayra Aguiar)

A prata acabou virando bronze, com uma derrota contra a arquirival americana.

Natação 50m (César Cielo)

A aparição de um francês (Laurent Mannaudou) e a derrota para o americano Cullen jones sacramentaram o bronze de Cielo.

10 BRONZES

Boxe (64kg mas, Éverton Lopes)

Sua luta de oitavas é neste sábado contra Roniel Solotongo Iglesas. É um cubano que é o número 1 do mundo e foi bronze em Pequim, mas Éverton foi campeão mundial, enquanto Roniel perdeu na primeira rodada. Semanas depois no Pan Americano Éverton perdeu por 18 a 9 para Roniel no Pan. O adversário das quartas é mais fraco e passando pelas oitavas uma final é muito esperada.

Ou seja, eu já não aposto mais em uma medalha para ele, mas se ele passar amanhã, acredito numa prata.

 

Boxe (60kg mas, Robson Conceição)

Eliminado já, perdeu na primeira rodada para o britânico Josh Taylor, que perdeu em seguida

 

Boxe (60kg fem, Adriana Araujo)

A chave é difícil, mas quem sabe… Imagino que uma das mulheres vá levar uma medalha.

 

Futebol Feminino

Eliminada nas quartas de final

 

Futebol Masculino

Futebol é aquela coisa, caixinha de surpresas… então mantenho meu bronze aqui, apesar de achar que temos time sim para ouro, mas quem sabe a Grã-Bretanha não se empolga e leva a semifinal?

Ginástica Artística (Diego Hypólito, solo masculino)

Eliminado na fase classificatória

 

Judô (90kg masculino, Tiago Camilo)

Quinto colocado

 

Judô (81kg masculino, Leandro Guilheiro)

Sétimo colocado

 

Judô (48kg feminino, Sarah Menezes)

O bronze que virou ouro

 

Vôlei Masculino

O time está mais ou menos, quem sabe como seremos nas quartas de final, provavelmente contra a Itália ou Polônia? Ainda acho que rola um bronze, ainda mais se pegar os EUA nas semifinais.

 

Resumindo, por enquanto como estão:

 

Era: 1 ouro – provavelmente virará prata mas um bronze virou ouro.

É: 1, com possibilidade forte de outros em vôlei de praia e futebol.

Eram: 6 pratas. 2 viraram bronzes, e 1 ouro provavelmente virará prata. Ganhamos outra prata (Thiago Pereira), não esperada. Os outros 4 ainda estão em competição, difícil saber. Ficam: 6 pratas.

Eram: 10 bronzes. 2 vpratas (Mayra Aguiar, César Cielo) viraram bronzes. 2 bronzes inesperados (Kitadai, Silva). 1 bronze virou ouro. 5 bronzes caíram Ficam: 8 bronzes

 

Duas medalha a menos, as mesmas 15 de Atlanta e Pequim. Mas agora me parece real termos mais duas medalhas em vôlei de praia. Não sei se o Mauro Vinicius da Silva, do salto em distância pode ser considerado exatamente favorito apesar de ter sido, além do americano Marquise Goodwin, o único a se classificar automaticamente para a final, a ser disputada nesse sábado. O taekwondo pode como sempre dar alguma medalha.

No boxe eu começo a achar difícil ganharmos com o Everton Lopes, mas vejo uma boa chance para o Esquiva Florentino que já está nas quartas contra o hungaro Zoltan Harcsa. Numa eventual semi ele enfrentaria o britânico Anthony Ogogo a quem o derrotou nas oitavas do mundial, mas uma competição em Londres provavelmente desfavorecerá o brasileiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: